Últimas Notícias

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O Circo Mecânico Tresaulti de Genevieve Valentine

Título Original: Mechanique: A Tale of the Circus Tresaulti
Autora: Genevieve Valentine
Editora: DarkSide
Nota:
Preço: 31,90 (Saraiva), 39,90 (Cultura), 39,90 (Submarino)
*Exemplar cedido pela editora para resenha. 



Sinospe: Às vezes, o mundo pode parecer um lugar desolador e escuro, formado por vastas amplidões cheias de conflito, onde o que todos procuram é se agarrar a algo que os faça sobreviver ao dia seguinte. Pois em O Circo Mecânico Tresaulti esse deserto cheio de perigos é atravessado pela magia de uma potente força criadora, capaz de devolver a integridade emocional e física a quem se juntar à trupe. Em pleno cenário pós-apocalíptico, O Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Boss, a força motora do circo, agrega novos personagens, atraídos pela sua habilidade muito especial para recuperar corpos mutilados pela guerra, criando assim magníficos seres mecânicos pós-humanos – repletos de complexas engrenagens, placas de ferro, pétalas de cobre, pulmões relojoaria, rodas e pistões –, cada um trazendo para o circo algo nunca visto e sentido antes. O público se aglomera para ver de perto as proezas desse grupo de pós-humanos fascinantes mas por vezes sombrios. É nesse picadeiro que enxergamos uma parte de nós em uma delicada lente de aumento. Seguimos adiante cercados por personagens como Ayar, o homem forte, os irmãos acrobatas Grimaldi e o incrível trapézio vivo de Elena, além de um enigmático par de asas, objeto de uma guerra secreta nos bastidores do circo mecânico. 

capa_circo_mecanicoResenha: O Planeta Terra não é o mesmo a tempos. Bombas, radiação, guerras estão destruindo cidades inteiras. Sem rumo, rota, o Circo Mecânico Tresaulti percorre cidades no intuito de levar aos seu habitantes entretenimento nesse mundo 'pós-apocalíptico' que nem todos sobreviverão, durante a passagem do circo nas cidades algumas pessoas com o intuito de "fugir" dos horrores da guerra fazem testes para entrar em algum espetáculo ou ter o seu próprio, quem escolhe viver nas tendas do 'Tresaulti' são pessoas que já perderam tudo na vida e querem recomeçar, até seus verdadeiros nomes não valem mais nada. Boss é a força do circo é ela que comanda e 'conserta' todos, sua habilidade de  transformar seres mutilados em engenhocas para o seu circo. 

Respeitável público vocês estão convidados a entrar no mundo do 'Circo Mecânico'.

   Mais um livro lindo da Editora DarkSide que chegou para mim ler 
*-*. Steampunk pode ser uma das categorias que o livro se encaixa. A temática circense me chama muito a atenção, é um tema que pode ser bem explorado e extrair quase de tudo nele, estava muito ansioso para ler-lo mas com um pé atrás, porque eu poderia encontrar algo muito ruim  ou muito bom durante o decorrer da leitura, ainda bem que encontrei não apenas uma história boa como uma lição que devemos levar para o dia-a-dia. Não é por ser um livro 'fantasioso' que se trata apenas de assuntos superficiais o Circo Mecânico é de cativar o seu leitor.

"Nós somos o circo que sobrevive."
página 21



"Alguns momentos são infinitos e aterrorizantes, mesmo que deem certo no final."
página 24

No começa da leitura houve um desconforto por o livro ser narrado em 1ª e 3ª pessoa sem seguir uma ordem especifica, demorei um pouco para me acostumar com essa diferença, as vezes me perdia. Até mesmo porque o começo não é tema explicativo. Não foi uma leitura tão fácil por não ser acostumado a essas características, mas com certeza vale a pena ler até o final.
A narração em primeira pessoa fica por conta do Little George, enquanto a terceira conta o que levou cada personagem a entrar no circo, quais as modificações que Boss fez e qual o seu papel no circo através de 'flashbacks', o enredo é cheio de linhas soltas que são conectadas durante o descobrimento de vários fatos que vão sendo revelados durante a leitura.

"Maldade encontra maldade."
página 38



"Ele não era o que eu chamaria de amigo. Parecia estar esperando por algo melhor o tempo todo."
página 39

Sabe aquele livro que gostamos de um ou dois personagens, 'O Circo Mecânico' é diferente apesar de ter uma personagem que eu goste um pouco mais, Little George (quem for ler o livro vai se identificar com ele de cara), os outros personagens não perdem em nada Genevieve faz que eu como leitor se conectasse com todos os personagens circenses até mesmo os aparentemente menos agradáveis como a Helena. As vezes eu quase chorava pelo que Bird passava, vão descobrir só lendo o livro.

"Aqueles que têm grandes desejos nascem, não são feitos"
página 114



"Só porque alguém diz que não a nada a temer não significa que não devemos fugir"
página.117

O trabalho gráfico da editora é lindo, a capa com uma material fosco, no toque parece ser borracha e no seu verso há as ilustrações dos personagens em efeito metálico. As páginas são amarelas, não são finas e com letras no tamanho médio. E como surpresa a DarkSide, e felicidade dos leitores brasileiros, o ilustrador Wesley Rodrigues foi convidado pela editora para compor o livro com seus desenhos, isso mesmo essas lindas ilustrações somente é encontrada na edição brasileira.
Pelos desenhos deu para perceber que os personagens foram bastante estudados pelo artista, ficaram igual como é descrito no livro e como eu imaginava cada um, com isso ficou bem mais fácil imaginar o mundo que envolvia as tendas do circo 'Tresaulti'.



O final não é nada comum comparado com outros livros, principalmente por eu querer me aprofundar mais nos personagens mesmo a autora dando o que era necessário para o conjunto da história, mas fiquei triste em querer mais. Genevieve bora escrever uma segundo livro sobre o circo mecânico? Hehe. Um poesia grande, esse sim seria uma classificação para 'O Circo Mecânico ~Tresaulti~', arte escrita em páginas. Tanto para os fãs de livros circense como para quem procura uma leitura diferente, 'Tresaulti' é o livro certo para sua leitura e vale ter na estante.
Deixem a opinião de vocês sobre a resenha, vocês leriam este livro? ;)

"Não dar para prever como a loucura cairá sobre você"
página 120





"Esse era o problema com as pessoas de coração mole. Falta de controle."
página 255



"Pode ser que não voltemos a uma mesma cidade durante a sua vida"

22 comentários:

  1. Zayron, menino do céu. Estou LOUCA por este livro, acredita?

    Ele parece ser lindo, não só pelo projeto gráfico - que a editora simplesmente arrasou - mas também pela premissa.
    Tudo me fez querer lê-lo o quanto antes. Parece ser demais!

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus simplesmente apaixonado <3
    É a primeira vez que leio a resenha dele e o que posso falar é: Meus parabéns!
    Adorei a resenha de verdade! Fiquei feliz quando vc disse que "superou as expectativas" pq eu tbm tava querendo muito ler ele mas com medo de estar esperando demais dele. Mas depois da resenha não tenho nem dúvida. Apaixonado pela diagramação, e vi que a editora lançou o livro numa edição com capa dura, e simplesmente desejei mais ainda <3
    Ai! Não vejo a hora *-*
    Até mais, abraços!

    ResponderExcluir
  3. A edição está impecável. Não me lembro de ter lido um livro onde mescla os narradores entre 1ª e 3ª pessoa. Quero muito ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. OI que legal o livro nao conhecia fiquei curiosa para lê-lo!
    Lhe mandei um email para parceria ja vou colocar o seu banner no meu blog ;)
    Bjs, me segue por favor se já segue ignore e comenta por favor nesse post ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/10/entrevista-com-autora-suzy-m-hekamiah.html

    ResponderExcluir
  5. Eu compraria esse livro só pela capa e diagramação, belíssimo. Tenho visto que a aceitação dele tem sido ótima, espero poder comprar ele e ter minha opinião, e que ela seja tão positiva como a de todo mundo.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  6. gostei muito da resenha alem do livro ser muito lindo,
    ja estou seguindo o blog
    beijo
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que livro lindo. Fiquei muito com vontade tê-lo em mãos. Vou juntar minhas moedas para poder comprar. Ótima resenha!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. livro realmente lindo
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não sei se leria... Ainda estou pensando! Mas que ele é lindo, ele é Gente!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  10. Primeiro: que livro LINDO! <3
    Vi a primeira resenha dele hoje e vou falar a mesma coisa: ele é totalmente diferente do que eu esperava e isso me fez querer lê-lo. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ser realmente muito bom
    Amei a diagramação

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Lindo canal, mas tira o navbar do layout lá em cima da direita, sério, adorei. Onde você tirou esse fundo de nuvens. Adorei o canal

    ResponderExcluir
  13. leemporai.blogspot.com Vamos fazer uma parceriaw

    ResponderExcluir
  14. E quando vai rolar sorteio de algum livro da Dark side ?

    ResponderExcluir
  15. Oiee, ótimo domingo =)
    Mais Gente!!
    Primeira vez que leio a resenha desse livro, que capa linda é essa e a toda essa diagramação? Simplesmente Amei *oo*
    Da tua opinião também, por isso espero ter a oportunidade de ler o livro em breve e ficar encantada como você!

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  16. Que livro excelente.
    Ele é lindo, além da história ser ótima.
    Sim, eu leria e muito

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito deste livro. A sua resenha ficou perfeita!!
    E as fotos ficaram um arraso!
    Amei mesmo!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Quero MUITO ler esse livro!
    Antes de ler sua resenha, acreditava que seria uma boa leitura. Agora, após lê-la, sinto que curtirei BASTANTE o livro.
    A história em si me pareceu muito interessante e até diferenciada de muitos livros. E a editora caprichou na diagramação, hein?
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    P.S.: estou demorando para retribuir os comentários porque estou sem internet. Mas estou fazendo o possível para visitar cada blog. (:

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que livro lindo! Acredita que eu não o conhecia? :O
    Adorei sua resenha... parece ser ótimo. E essas questões estruturais de narrativas me deixaram instigada, hein?

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Zayron...
    Claro que eu leria esse livro com toda a certeza...
    Só pelas ilustrações maravilhosas ele já me ganhou e pelo o que você disse seria uma leitura diferente pelo fato de ser em primeira e terceira pessoa, seria para mim como desafio rsrsrs.... Gostei muito de sua resenha e das fotos do livro... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ok, você conseguiu me convencer a procurar esse livro. Já tinha o visto mas nunca parei pra ler nada sobre ele, até que me deparo com a resenha. Irei ler!

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá, boa noite ^^
    Não conhecia esse livro; achei bem interessante. A história parece ser um tanto diferente das que já li; e Steampunk (amo *-*). Fiquei mega curiosa para ler. Vai para a lista de futuras leituras.
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário :)

PS: Deixe o link de seu blog, assim poderei retribuir o comentário :)

 
Copyright © 2013 Muchachos Online
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates