Últimas Notícias

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Psicose de Robert Bloch

Titulo Original: Psycho 
Autora:  Robert Bloch 
Editora: DarkSide
Nota: 

Preço: 29,90 (Submarino), 31,90 (Saraiva
Exemplar cedido pela editora para resenha.  





Resenha: Mary Crane está fugindo depois de roubar uma grande quantia de dinheiro do seu patrão para ajudar a pagar as contas de Sam Loomis, seu namorado que vive em outra cidade e que pretendem se casar quando as dividas de Loomis tiver sido quitadas, mas Mary não aguenta essa espera o único jeito foi ter roubado esse dinheiro. Perdida em seus pensamentos durante a viagem até a cidade de Sam, Mary entra na estrada errada e como o tempo está horrível e o caminho em que ela entrou é totalmente deserto, há não ser pelo um motel encontrado. Mary decide passar a noite naquele lugar no dia seguinte ela seguiria ao seu destino, mas antes de dormir ela gostaria de comer algo, a resposta de Bates não a agrada muito pois não havia nada por perto para que pudesse se alimentar. Bates vendo que aquela mulher estava com bastante fome, fez o convite para que ela fosse a sua casa para poder jantar. No jantar Mary ver que Norman não passa de um ser patético, não pode beber, não pode fumar, não pode sair com garotas e só pode ficar naquele lugar desprezível cuidando da sua mãe. Mary não casa de fazer perguntas para Bates, em várias partes sendo sarcástica e debochando da cara dele, Norman explica para ele que sua mãe está passando por uma momento difícil, essa era a gota d'água para Mary que deu a ideia de internar-la para que ele tivesse um pingo de sossego, quem era aquela mulher para falar assim de sua mãe? Bates explode dizendo que sua mãe não precisava ir para lugar nenhum ela não era nenhuma louca. Naquela mesma noite vendo por uma brecha do quarto vizinho do que Mary estava Norman Bates presencia sua mãe adentrando no quando e a matando. Mas o que ele não sabia era que Mary seria procurada e Norman Bates, o esquisito, teria segredos a serem revelados.



Desde que vi os primeiros livros que a Editora DarkSide estava publicando me apaixonei de cara com eles e com o passar do tempo a editora foi lançado mais livros um melhor que o outro, meu Deus eu ficava louco para comprar todos os livros que eles lançavam, quando fiz a parceria com a editora fiquei tão feliz. Pois não eram apenas o conteúdo dos livros mas eles fazem um trabalho incrível com cada livro que é impossível não ficar doido por um, e claro esse tema de terror que não é tão comum nas editoras já conceituadas no Brasil.
Foi uma grande surpresa quando recebi o livro da Editora Dark Side, não esperava mesmo apesar de ter chegado o material de publicação dele, quando abrir o pacote e vi essa belezura fiquei horas folheando, cheirando e vendo o lindo trabalho feito na diagramação, muito amor.
Psicose para quem não sabe foi o livro que originou o filme de mesmo nome, dirigido pelo cineasta Alfred Hitchcock, ainda não sabe? Sabe aquela famosa cena da mulher embaixo do chuveiro sendo esfaqueada até a morte, aposto que agora você deve saber, essa cena é um clássico do cinema.

"Está pensando que gostaria de me matar, não é, Norman? Mas não pode. Porque não tem iniciativa. Eu é que tenho a força. Sempre tive. O suficiente para nós dois. E é por isso que você nunca vai se livrar de mim, mesmo se realmente quisesse."
página 22



Robert Bloch se baseou livremente no caso de Ed Gein, um homicida que ficou bastante famoso 1952 pelo desaparecimento de Bernice Woden, não indico você ler algo sobre Gein antes do livro então o final não terá nada de especial.
Sem mesmo não ter assistido ao filme, não encontro ele em nenhum lugar, na minha cabeça eu tinha "montado" um história, por acaso sem nenhum sentido. O primeiro impacto que veio lendo foi ver que Norman Bates descrito no livro é bem diferente fisicamente do Norman interpretado por Anthony Perkins, ao contrário do personagem de Anthony que era alto, bonito e magro a descrição do livro traz o gordo, baixo, arrogante e instável Norman, que acha tudo que a mãe diz seja verdade, que toda mulher é desprezível menos ela.

"Todos nós somos loucos de vez em quando."
página 52 



No começo a única dificuldade de ler o livro foi os diálogos que não são acompanhados de travessões como de costume eles podem ser identificados por aspas, eu nunca havia lido livro que usasse esse método mas ao decorrer da leitura eu fui me acostumando.
A narração em terceira pessoa faz que possamos ver todos os lados dos personagens apresentados. Acho que por ser assim não temos como se 'aproximar' muito dos personagens, como quando lemos um livro em primeira pessoa. Mesmo com esse detalhe não tem como não senti aquele medo lendo as cenas descritas por Bloch.
Contendo apenas 237 páginas o autor deixou com vontade de querer mais detalhes em algumas cenas, mas não fiquei muito 'abalado' por falta deles, é bem compreensível que livros que contenham poucas páginas não possa proporcionar tantos detalhismos para o leitor.

"A sujeira sugava a sua garganta, beijava os seus lábios e se abrisse a boca ele sabia que a engoliria, mas ele tinha de abrir para gritar, e estava gritando: 'Mãe, mãe, me salva.'
Então se viu fora do pântano"
página 84



Apesar da falta de alguns detalhes a história em si não perde em nada. O autor conseguiu dosar muito bem o ponto em que pude ficar 'por dentro das coisas' não deixando que eu largasse as últimas páginas. O final foi surpreendentemente incrível para mim, o autor me deixou bastante confuso sem saber se era o que pensava ou se não era, mesmo que na leitura Robert 'jogue' pista nunca que passaria pela minha cabeça algo tão elaborado e doentio. Mesmo depois de terminar o livro a ficha ainda não havia caindo e sabendo que havia sido 'baseado em fatos reais' me perguntava o quanto uma pessoa deve ser doentia para fazer tais coisas .
A diagramação simplesmente é per-fei-ta com vários detalhes como vocês poderão ver nas imagens, as folhas são amarelas mais não muito, a qualidade dela é muito boa as vezes eu pensava que havia duas folhas grudadas pela sua espessura. A capa é linda com esse vermelho-sangue em contraste com o branco de fundo.

"Então oque a mãe tinha feito era para protegê-lo, ele não podia vê-la morrer, ela não errara."
página 84



Obrigado DarkSide, por trazer essa linda obra depois de quase 50 anos sem uma nova edição. com certeza é um livro recomendadíssimo tantos para os fãs de horror quando para quem quer passar um dia lendo um incrível enredo bem construído. Agora depois de ler tenho que achar o filme em algum lugar para assisti quero ver como Alfred construiu o mundo do Motel Bates para as telas.

12 comentários:

  1. Zayron, estou louca pelo meu exemplar! Quero ler urgente... Rs! A edição está linda demais, o capricho da editora é incrível. Não sabia que os diálogos não vinham com travessão, mas acho que não terei problemas porque sempre leio Saramago e ele é assim! Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo na paz do nosso grandioso Deus? Espero que esteja *---* Nossa!!! Assustador, haha, deve ser de arrepiar. A editora Dark Side tá vindo com tudo, já ouvi falar dela aqui no blog.
    E as fotos? Ficaram lindas!
    Abs! Jesus te ama <3
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. OI Zayron, menino que resenha magnífica de Psicose...Parabéns viu!
    Eu já estou super com vontade de ler este livro, pq adoro livros de suspense, então acredito que vou gostar muito desse, mesmo sabendo que é bem mais horror do que os livros que estou acostumada a ler.
    Fiquei aqui pensando, que trama doentia é essa que te deixou embasbacado no fim, daí vc já viu neh? Tô que não me aguento de curiosidade.
    Com certeza quero ler este livro e assistir ao filme que por incrível que pareça, até hoje não o vi. Só conheço a famosa cena do banheiro...
    Achei o trabalho gráfico super lindo tmbm, pelas suas fotos, dá pra ver o carinho que a editora teve com essa edição neh? Adorei!
    Bjão

    www.lerepensar.cm

    ResponderExcluir
  4. Que livro bonito, quero para mim, rs! E essa história então, super empolgante! Ótima resenha!


    Lucas / Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca assisti o filme, mas só o nome do filme e do livro me chamaram atenção! A estória parece ser muitooo boa! Quero comprar essa na bienal, também!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  6. Quem não conhece a história já deve ter visto a famosa cena hehehehehe. E o som hehehehhe. A editora está de parabéns pois caprichou bastante. Vou querer ler.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oh God, que resenha mais, mais, mais... Rapaz, fiquei sem palavras. Cara, apesar de não ter Psicose em minha lista de futuras aquisições, achei tua resenha muito bem feita. Parabéns!

    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nussaaaaaa adorei a sua resenha, adorei o livro adorei tudo... eu descobri essa editora esses dias... caramba super apaixonada pelos livros... cada um parece ser melhor que o outro Oh god... Achei incrivel... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Omg eu quero esse livro!
    A famosa cena da mulher sendo esfaqueada em baixo do banheiro, quem não conhece? kkk
    vc assiste a série Bates Motel? é muuito bom, eu estou gostando bastante.
    O trabalho gráfico da Darkside é simplesmente lindo <3
    Abraços,
    Gabriel S.
    http://umcenarioimaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. EU vou confessar algo, que não é muito bacana, eu nunca assisti Psicose e não faço a menor ideia de como ele seja. Com a sua resenha agora, eu já sei o que esperar do livro. Ele não muito a minha, mas daria uma chance.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  11. Vi alguns dos livros dessa editora e me encantei pois fazem muito o meu estilo, quero ver se consigo parceria. Gostei da sus resenha e a primeira frase de quote me deixou bem interessada. Ótima resenha.
    Beijos
    Neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. AAAAAAAAAA eu enlouqueci!! Não acredito que você não viu este filme???!!! OMG!! Eu amo este filme.
    Assista também o fime Hitchcock, estava no cinema, mas já é encontrado para baixar e em dvd. É incrível e conta como o diretor resolveu filmar Psicose.

    Adorei sua resenha!!! Ficou linda! E por sua causa eu vou comprar este livro agora mesmo. O kit está maravilhoso! Um sonho. Pena que vou ficar só com o livro mesmo :(

    Amei!! Fiquei muito feliz que você não ficou chateado comigo. É que amo seu jeito de escrever!! Quem sabe um dia você escreve um livro.

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário :)

PS: Deixe o link de seu blog, assim poderei retribuir o comentário :)

 
Copyright © 2013 Muchachos Online
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates