Últimas Notícias

sábado, 8 de junho de 2013

Memórias Fictícias de Carina Corá

Nome: Memórias Fictícias
Autora: Carina Corá
Editora: Novo Século
Nota:
Preço: 29,90 (Saraiva), 29,90 (Livraria da Travessa), 29,90 (Livraria Cultura)
Exemplar cedido pela autora para resenha




Sinopse: Quatro diários. Três seres. Uma busca em comum: chegar à superfície da realidade. Uma torre, um lago de cristal, olhos de universo presentes em tempos diversos, em vidas cruzadas e em memórias fictícias. Um mundo imaginário perdido no limbo de uma casa que abrigara relações misteriosas de uma família. Até que ponto suas memórias são verdadeiras? Através dos relatos de Coralina de Lilá, Bianca Giacomina e Érus atravessamos o fino limiar entre realidade e ficção.

 .


       Resenha: Quando li a sinopse deste livro fiquei bastante curioso, até porque a sinopse não diz muito sobre o assunto tratado nessa história si, deixando poucos detalhes escaparem.
Memórias FictíciasMemórias Fictícias conta a história de Coralina de Lilá uma adolescente que junto com sua mãe, Tarsila, estão passando por momentos difíceis até quando sua mãe recebe uma carta convidado as duas a morar com Bianca Giacomina, uma amiga da mãe de Tarsila, daqui em diante o enredo começa a fluir.
                   No começo a leitura não me pegou de jeito, não tinha um ponto fonte até então ou até mesmo porque eu não estava entendendo muito bem até o final do primeiro diário, que foi um grande estranhamento quando terminei este diário, eu me perguntei: " Eu li direito? Será que pulei alguma página? Como assim? ". Mas ai que tá, Coralina explicou que quem estivesse lendo seu diário poderia se confundir um pouco, assim como ela. Achei que esse detalhe foi uma grande sacada da autora, porque se o que você estava lendo não era isso que você viu, então nos outros capítulos veriam a desvendar estes tais mistérios apresentado por Coralina , e me deu aquela vontade "Meu Deus preciso saber o que acontece nas outras páginas" e ai eu comecei a ler e ler. Ah, Coralina não diz logo tudo no seu diário não por maldade dela, é somente porque há coisas que nem ela mesma adivinharia.

" - Então, eu  escolho você para sempre! 
  Ele não parecia acreditar no que ouviara.
- Eu quero viver no seu mundo!
Seu corpo refletia muita luz, quase me cegando.
- Seja bem-vida, meu amor!"
Coralina falando com Érus. Página 80

             Narrada por três personagens ( Bianca Giacomina, Coralina de Lilá e Érus ) e dividido em quatro diários, Coralina de Lilá e Érus veem como grandes protagonista de páginas que devorei rapidinho. Os diários não vão contar propriamente dito o universo do seu dono, mas também o de outro personagem. Por exemplo: o diário de Coralina não vai contar apenas a sua história mas também irá expressar seus sentimentos/opinião sobre outro personagem que nesse caso seria Érus, acho que deu para entender um pouco.

"Sonhei com a torre, com seus olhos,
em como eu seria se pudesse chegar aquele mundo.
Perguntei-me como seria o Érus
do lago de cristal e o que refletia ele em seu corpo."
Bianca Giacomina sobre Érus. Página 138

              Com apenas 207 páginas o livro acaba sendo bem resumido, o que particularmente não gostei, a autora deixou escapar alguns detalhes que acho que o leitor deste livro como eu gostaria de ter se aprofundado mais, eu sei que é ruim um livro cheio de detalhes e tal, mas também não é nada agradável um que não tenha quase nada de detalhes, eu gosto de sempre ter uma referência melhor para a construção dos personagens, lugares e etc.
              A capa do livro apesar de simples achei bem bonita, talvez você se pergunte o que tem haver o título com a imagem mas tem sim essa estrada retratada na capa seria a qual Coralina viaja para a casa de Bianca, o nome do livro e da autora é envernizado. A diagramação também é bem simples com páginas amareladas para melhor leitura e o começo de cada diário tem um trabalho bem bonito e clean.
              Apesar de não ter nada haver o livro me lembrou um pouco o filme Sucker Punch - Mundo Surreal  por ser meio psicológico e surreal.

"- Eu escolhi por ser imortal, viver em seu mundo para sempre, ao seu lado."
Página 199





Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário :)

PS: Deixe o link de seu blog, assim poderei retribuir o comentário :)

 
Copyright © 2013 Muchachos Online
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates