Últimas Notícias

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Garota, Interrompida de Susanna Kaysen

Titulo Original: Girl, interrupted
Autora: Susanna Kaysen
Editora: Única
Nota:
Preço: 22,90 (Submarino), 17,91 (Casas Bahia), 25,40 (Saraiva) *
Exemplar cedido pela editora para resenha


 Sinopse: Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Kaysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.


Garota, InterrompidaResenha: O ano é de 1967 Susanna tem apenas 18 e tentou se matar ingerindo remédios , após uma sessão que durou pouco mais de 20 minutos um psicólogo decide manda-la para o Hospital Mclean por um período de 2 anos em tratamento com outras garotas que passaram/passam por "tempos difíceis ", Georgina é a sua colega de quarto, Polly uma garota que pós fogo em si mesma, Lisa a sociopata, e também há outras como a Daisy e A Namorada do Marciano.
            Como narradora-personagem , Susanna Kaysen contará o que passou durante estes dois anos no hospital psiquiátrico -o livro é uma auto biografia-, esse tempo não é bem utilizado no livro, nos acontecimentos que ocorre durante a leitura a escritora não especifica a data para o leitor - com exceção nos "documentos" contidos no livro - o que faz parece que o tempo do livro é bem menor do que foi dito, até porque o livro possui apenas 189 páginas, a leitura é bem rápida.
           O livro originou o filme de mesmo nome, onde a atriz Angelina Jolie fez o papel da Lisa - para mim a melhor personagem do livro por não ter escrúpulos, ela é super maluca, posso dizer que a Lisa é um dos pontos autos tanto no livro quanto no filme - e ganhou o seu primeiro Oscar. O livro foi originalmente publicado no ano de 1993 nos Estados Unidos (isso pode explicar porque a autora não usou datas dos acontecimentos) e só este ano (2013) que foi publicado aqui no Brasil pela Editora Única - finalmente né? Só a Única para fazer uma surpresa desta, quem ainda teria esperança que o livro seria publicado aqui. :)

"Os tristes precisam ouvir o som de sua tristeza."
página 59

          Como vocês vocês devem ter visto o assunto abortado no livro é bem sério, dramático, mas possui seus pontos de humor que com certeza você não vai se segurar é capaz de quem estiver do seu lado achar que está maluco rindo sozinho, lembrando que as falas de humor são partes também "desta loucura" que as garotas carregam consigo. Estes toque de humor faz o cérebro do leitor tirar um pouco do foco da seriedade e isto não é ruim, para mim não pelo menos.

"Demoramos um bocado de tempo escolhendo os sabores. Sempre demorávamos.
- Paçoca de menta - disse a namorada do marciano.
- O nome é menta - disse Georgina.
- Piroca de menta.
- Francamente! - disse Georgina, engatando a marcha para o protesto.
- Xoxota de menta. " 

Tem como não rir com esse trecho? *eu escrevendo e rindo rs

         Eu assistir o filme antes de ler o livro e minha maior decepção foi ver que a protagonista, Susanna, continua sendo aquela personagem meio sem sal igual a do filme, fazendo eu gostar muito mais dos personagens secundários, que me pareceram tão espontâneos.então se você não assistiu o filme ainda, eu lhe dou a dica leia primeiro o livro, além desse ponto que lhe dei sobre a Susanna, o livro e o filme são muitos diferentes.
         A leitura é bem leve, dar para ler o livro em um dia (até que não consegue, como eu :*), só no final que eu achei que a leitura fica meio complicada por não haver dialogo entre os personagens e também porque tem alguns parágrafos meios sei lá, complicado de interpretação pedindo um esforço de concentração ao leitor,  posso dizer assim,  isso fez eu me perder um pouco na leitura e pedido para eu ler de novo aquela parte que não conseguia entender na primeira leitura, esse ponto meio negativo não faz o livro perder seu sentido, cada um tem seu modo de interpretar as "estrelinhas" deste livro.
         Livros como este são escritos para transformar o modo de pensar de seus leitores, transforma-los em pessoas melhores.

 "Se você morasse aqui, já estaria em casa."
página 39

        Se eu pudesse escolher uma palavra para descreve a diagramação deste livro, eu escolheria: INCRÍVEL.Encontra uma diagramação tão bem feita como em "Garota, Interrompida" é bem difícil, primeiramente pela a capa que é fosca com o nome do livro em verniz e o mais bonito, há versos do livro na capa em verniz - muittttto muitttto lindo *-* - já no começo de cada capitulo há o detalhe de "folha rasgada" igual a da capa do livro. A cor da capa é em rosa flúor/choque não tem nada a haver com as imagens encontradas na internet. (Veja as fotos da diagramação na nossa caixa de Correios)

*os preços podem mudar sem aviso prévio.

5 comentários:

  1. Amei sua resenha e não li e nem vi o filme, acho que minha prima assistiu e amou, eu quero ler o livro primeiro. Tipo, simplesmente sua resneha só fez aumentar meu desejo em querer ler o livro, já foi pro meus desejados.
    Quanto ao tema terror para o ação, já avisei as meninas e pode esperar que sua sugestão, logo, logo será feita :DDD
    Um Beijo, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  2. Oi Zayron, adorei sua resenha. Fiquei com muita vontade de ler o livro. Adoro essas narrativas mais densas e dramáticas. Lembro de já ter visto o filme por cima, numa zapeada de canais, sabe?! Mas vou seguir a sua dica de ler o livro primeiro. Obrigada. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Zayron! Achei que o livro talvez não faça meu tipo, quem sabe né, os meus livros favoritos não são de gêneros que eu amo tanto! Mas saber que tem um filme já me anima, se algum dia ler (até porque preu ler eu tenho que achar, o que é uma dificuldade na minha cidade: achar livros) vou primeiro ler e depois ver o filme, de acordo com sua dica! ;)
    Ótima resenha!
    Abraços,
    Gabriel

    www.letrasdepijamas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,

    O filme é ótimo e tenho certeza que o livro é melhor...parabéns pela resenha e pelo blog...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de sua resenha, ela só fez aumentar minha vontade de ler esse livro.

    Vim conferir teu blog e te convidar pra me visitar e participar do primeiro sorteio no Livrices. bjos

    https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/225236

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário :)

PS: Deixe o link de seu blog, assim poderei retribuir o comentário :)

 
Copyright © 2013 Muchachos Online
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates